· O que é?
A malformação arteriovenosa (MAV) cerebral se caracteriza pela presença de um enovelado de vasos anormais que se interpõem entre artérias e veias, semelhante a um novelo de lã. Normalmente, o fluxo sanguíneo entre artérias e veias é conectado por meio dos capilares, pequenos vasos que ficam dentro dos tecidos. No caso da MAV, uma ou mais artérias e uma ou mais veias estão conectadas diretamente, sem a proteção dos capilares. Essa comunicação ocorre por meio de uma estrutura anormal chamada nidus. Em função dos diferentes regimes de pressão das artérias e veias, o nidus pode romper, provocando hemorragia.
· Sintomas
Em muitos casos, a malformação arteriovenosa cerebral pode ser totalmente assintomática. Por vezes é descoberta por acaso, a partir de exames de imagens realizados por outros motivos. Quando aparecem, os sintomas variam de acordo com a localização e o tamanho da malformação. Os mais comuns são: dor de cabeça (cefaleia), crises convulsivas (epilépticas), fraqueza nos membros, alterações de sensibilidade ou sintomas cognitivos.
· Diagnóstico
Quando há suspeita diagnóstica, deve-se realizar exames de imagem. Os melhores e mais eficientes são a ressonância magnética de crânio e a angiografia cerebral digital, útil para identificar o nidus e analisar os riscos de hemorragia. A tomografia também pode ser solicitada pelo médico, sobretudo nos quadros agudos pois ajuda a identificar as complicações da MAV, como o sangramento.
· Tratamento
A definição terapêutica das MAVs é complexa e deve ser feita sempre por um Neurocirurgião experiente. Nos casos assintomáticos e de baixo risco, há possibilidade de se fazer apenas o seguimento com exames de imagem seriados. Nos casos onde há complicações ou alto risco, o tratamento pode envolver cirurgia, embolização, radiocirurgia ou, até mesmo, uma combinação desses métodos.
Por: Dr. Jose Marcus Rotta
Diretor do Serviço de Neurocirurgia IAMSPE - São Paulo
Diretor do Centro de Neuro Oncologia – SP
Presidente do Conselho Editorial Brazilian Neurosurgery
Presidente do Conselho Deliberativo da SBN
Past Presidente FLANC
Past Presidente SBN
Presidente do Conselho Deliberativo da AACC
Membro do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Neurocirurgia
Presidente Emérito do Capitulo de Neuro-Oncologia da FLANC
FIRST WINNER RAYMOND SAWAYA AWARD
Comments