· O que é?
O Meduloblastoma é o tumor cerebral maligno mais comum da infância, correspondendo a aproximadamente 10% de todos os tumores cerebrais primários em crianças e adolescentes menores que 19 anos. A sua ocorrência é considerada rara após os 40 anos de idade, fato que corrobora sua origem embrionária e manifestação precoce nas primeiras décadas de vida do indivíduo.
· Sintomas
Os sintomas são advindos do aumento da pressão intracraniana, mais comumente cefaleia, náuseas, vômitos e alteração do estado mental. O desenvolvimento do quadro clínico se da de forma progressiva, no período de semanas a meses, com tendência a piora.
A depender de sua localização, se mais próximos a linha média, podem se associar instabilidade de tronco, ataxia e dificuldade para marcha, e se mais laterais, incoordenação motora e até distúrbios da motilidade ocular, além do envolvimento de nervos cranianos.
· Diagnóstico
O diagnóstico do Meduloblastoma requer confirmação anatomopatológica, realizada através da análise de fragmentos tumorais após sua retirada cirúrgica.
A suspeita, frente ao quadro clínico supracitado, é corroborada com a realização de Ressonância Nuclear Magnética de Crânio com Contraste Endovenoso, que evidencia tipicamente uma massa cerebelar em linha média ou paramediana, com impregnação ao contraste.
Portanto, frente ao quadro clínico de suspeição, é fundamental a procura de um profissional especializado para o atendimento, no caso, o Neurocirurgião, que será capaz de solicitar o correto exame e assim, manejar adequadamente o caso.
· Tratamento
A Ressecção Cirúrgica é principal aspecto no tratamento do Meduloblastoma, devendo ser realizada em máxima extensão e segurança possíveis. A cirurgia confirma o diagnóstico, permite, por meio de biologia molecular, a estratificação do risco de recidiva e tempo de sobrevida, alivia o aumento da pressão intracraniana, contribui ao controle locorregional e ao prognóstico da doença.
Por: Dr. Jose Marcus Rotta
Diretor do Serviço de Neurocirurgia IAMSPE - São Paulo
Diretor do Centro de Neuro Oncologia – SP
Presidente do Conselho Editorial Brazilian Neurosurgery
Presidente do Conselho Deliberativo da SBN
Past Presidente FLANC
Past Presidente SBN
Presidente do Conselho Deliberativo da AACC
Membro do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Neurocirurgia
Presidente Emérito do Capitulo de Neuro-Oncologia da FLANC
FIRST WINNER RAYMOND SAWAYA AWARD